sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Comemoração do Dia Mundial da alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, deslocámo-nos ao auditório da nossa escola, para em conjunto com os restantes alunos assistirmos à apresentação do Livro digital "Viagem ao Mundo da Alimentação", escrito por Manuela Leitão e ilustrado por Maria João Pereira.
Esta actividade de sensibilização teve como objectivos:
• Fazer com que as crianças aprendam, de maneira fácil e agradável, os princípios gerais de uma alimentação saudável e algumas regras que lhe estão associadas;
• Criar laços de afectividade com os livros e incentivar o diálogo, na sala de aula e em casa, promovendo a discussão familiar da temática em questão;
• Dar a conhecer mais um serviço que a Biblioteca disponibiliza.
Além disto, houve também a acção interventiva da senhora técnica de saúde ambiental do Centro de Saúde de Resende, Dr.ª Marta Guimarães, que apresentou e explorou o PowerPoint "Alimentação saudável".
Durante a apresentação destas duas actividades, foram referidos os elementos da Roda dos Alimentos, os alimentos menos aconselhados, as refeições diárias e a sua constituição ideal, a higiene e as regras alimentares a que se deverá atender, para se poder desfrutar de uma vida activa e saudável, o que mereceu a atenção de todos os participantes.




De seguida fomos para a nossa sala e fizemos uma espetada de frutas. No final, todos a comeram e estava uma delícia!



Para terminar pesquisamos adivinhas e provérbios relacionados com este dia.

Adivinhas e Provérbios

Tenho camisa e casaco, sem remendo nem buraco. Estoiro como um foguete, se alguém no lume me mete.
S: castanha
Alexandre e Rúben 4 ºano
Alto estou, cor de ouro tenho, vem-me uma risada e perco quanto tenho.
S: ouriço com castanha
Ana Botelho 4º ano

Andamos sempre aos pares eu e a minha irmã do lado. Temos pauzinho e caroço e a nossa cor é encarnada. S: cereja
Ana Rasinhas 4º ano

Visto-me sempre de verde mas vermelho é o meu sumo. Tira a casaca e as pevides, de mim comes quase tudo.
S: melancia
Bruna Tamborino 4º ano

Sou vermelho e sumarento, salpicado de pintinhas. Fico bem com chantilly. Comem-me numas tacinhas.
S: morango
Christophe Oliveira 4º ano

É bom para se comer, mas não se come assado nem cru, nem cozinhado. O que é?
S: prato
Fernando Barrosa 4º ano

Faço os olhos bonitos e os coelhos são doidos por mim, cresço de pé e sirvo para pratos sem fim.
S: cenoura
Leandro Loureiro 4º ano

É uma caixinha, de bem-querer, não há carpinteiro, que a saiba fazer?
S: noz
Liliana Santos 4º ano

É uma senhora muito esbelta, que com finos véus se aperta. Quem tiver que a desapertar, muitas lágrimas há-de chorar.
S: cebola
Maria João Pereira 4º ano

Qual é coisa, qual é ela, que quanto mais alta está, melhor se lhe chega?
S: água do poço
Mónica Sequeira 4º ano

Sou branco como a neve, doce como mel; se me puseres no leite, saberás muito melhor.
S: açúcar
Patrícia Luís 4º ano

Vale mais pão duro que figo maduro.
Vera Pinto 4º ano

Do prato à boca, perde-se a sopa.
Zlatin Velev e Vítor Ferreira 4º ano

Grão a grão, enche a galinha o papo.
Alexandre Miguel 4º ano

Quem não trabuca, não manduca.
Ana Botelho 4º ano

Sem ovos, não se fazem omoletas.
Ana Rasinhas 4º ano

A fruta proibida é a mais apetecida.
Bruna Tamborino 4º ano

A fome é a melhor cozinheira.
Christophe Oliveira 4º ano

A fome é o melhor tempero.
Fernando Barrosa 4º ano

Almoço cedo, faz carne e sebo; almoço tarde, nem sebo nem carne.
Leandro Loureiro 4º ano

Comer para viver e não viver para comer.
Liliana Santos 4º ano

Galinha velha faz bom caldo.
Maria João Pereira 4º ano

Não se fazem omeletas sem partir ovos.
Mónica Sequeira 4º ano

Não se deve contar com um ovo que ainda está dentro da galinha.
Patrícia Luís 4º ano

Pão proibido abre o apetite.
Rúben Pinheiro 4º ano

Quando o pobre come frango, um dos dois está doente.
Rui Pereira 4º ano

Quem come a carne que roa os ossos.
Sophia Rodrigues 4º ano

Uma maçã por dia dá uma vida sadia.
Tiago Ferreira 4º ano

Vale mais pão duro que figo maduro.
Vera Pinto 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário